RECEPÇÃO
SALA I
SALA II
SALA III
videoteca
IV - SALÃO DE DANÇA
CURSOS OFERECIDOS
VIOLÃO POPULAR
VIOLÃO CLÁSSICO
VIOLA CAIPIRA*
CAVAQUINHO*
CONTRA BAIXO ELÉTRICO
GUITARRA*
BATERIA*
TECLADO
PIANO POPULAR*
PIANO CLÁSSICO*
FLAUTA DOCE*
FLAUTA TRANSVERSAL*
CANTO - TÉCNICA VOCAL*
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
DANÇA DE SALÃO*
BALÉT*
DESENHO ARTÍSTICO
ARTES PLÁTICAS
ACORDEÃO*
GAITA*
PERCUSSÃO*
TEATRO
FORMAÇÃO CONTINUADA*
*CURSOS OFERECIDOS SOMENTE COM FORMAÇÃO DE TURMA / PROFESSORES DE CUIABÁ
Matérias complementares:
Apreciação Musical
Harmonia
História da Música
Percepção Musical
Prática de Conjunto
Solfejo
Teoria Musical
ASPECTOS TRABALHADOS NA AULA DE MUSICALIZAÇÃO
Sociabilização
Esquema Corporal
Som e Silêncio
Percepção e discriminação auditiva (ouvir, escutar, sentir e perceber)
Pulsação
Andamento
Desenvolvimento Ritmico-Melódico
Propriedades do som: Timbre, Intensidade, Altura e Duração
Jogos
Danças, Marchas, Cirandas
Bandinha
Relaxamento
FIQUE POR DENTRO DO QUE É A DANÇA DE SALÃO
Dança de Salão
Este curso é formado por um conjunto de ritmos:
Bolero, Tango, Samba de Gafieira, Salsa, Samba Rock, Zouk, Soltinho e Valsa.
SOBRE OS RITMOS
Samba de Gafieira
Muito forte na parte instrumental, o samba de gafieira originou-se no Rio de Janeiro. Permite dançar de casal em diversos tipos de músicas (pagode, mpb, choro, bossa-nova, entre outros). Um estilo de dança muito admirado pela beleza de ganchos de perna da dama e do cavalheiro.
Samba-Rock
Ritmo brasileiro que já foi conhecido como sambalaço ou samba jovem na época da Jovem Guarda. É uma mistura de passos de rock anos 60 com samba. Diferente da gafieira, o samba-rock utiliza muitos entrelaçamentos de braços, produzindo efeitos de belos giros entre o casal. No estilo musical Jorge Ben Jor e Seu Jorge são muito utilizados.
Salsa
Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor". A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o son montuno, o mambo e a rumba cubanos, com a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa nasceu em Cuba, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve até influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança pode ser caracterizada por diversos tempos musicais. Enfim é uma dança muito completa.
Forró
É um dos ritmos mais dançados por todas as faixas etárias.
O ritmo veio para São Paulo nos anos 60, trazido por Dominguinhos e Luiz Gonzaga
O modo de dança no Forró Universitário é o dois-dois, e os passos principais são: a "Dobradiça" (abertura lateral como uma porta), a "Caminhada" (que ao invés de ir para os lados, caminha pra a frente ou para trás), o giro simples, o giro do cavalheiro.
Zouk
O ritmo zouk é um estilo de música caribenha, que está presente em vários ritmos brasileiros. Este estilo tem forte presença em países que passaram pela colonização francesa como a Martinica e Guadalupe, ele é cantado, normalmente, em creòle, uma mistura da lingua francesa com línguas africanas.
Zouk - que significa festa - é uma dança praticada no Caribe. Este ritmo é dançado no contra-tempo, ou seja, utilizando três marcações e pausa uma.
Essa dança é dançada não somente ao som do Zouk, mas ao som de diversos outros estilos musicais, como kizombas, músicas pop e, mais recentemente, hip hop e reggaeton.
Bolero
O bolero tem a sua mais remota origem na Espanha no final do século XVIII, derivado do fandango. Trata-se de um ritmo lento, sendo dançado tanto em solo como em par, com uma música cantada e acompanhada por castanholas e violões.
O bolero cubano surge com Tristeza, composto em 1883 por José Sanchez, sendo posteriormente adoptado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina.
É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. Os passos são básicos: variação frontal, passos caminhados e giros com deslizes.
Valsa
A Valsa é uma dança com origem em danças camponesas tradicionais austríacas. Originalmente dançada como uma das figuras da contradança, com braços entrelaçados ao nível da cintura.
A palavra tem origem no alemão Walzen, que significa girar ou deslizar. É uma dança de compasso ternário (3/4) com acento no primeiro tempo e um padrão básico de passos-passo-espera, resultando em um deslizar vivamente pelo salão.
Tango
O tango é um estilo musical e uma dança proveniente do Cone Sul da América do Sul. Em meados do século XIX, o tango nasceu de uma mistura de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires, mas não se limitou às zonas baixas, estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.
É uma dança elegante e criativa que permite encenar histórias envolventes entre o casal. Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo o Mundo.
Rock Soltinho
O soltinho é a “versão brasileira” do Rock’n’roll. Sua origem é a base do Bep Bop, que é uma das variações existentes do Rock. Só se dança soltinho no Brasil. Ele é dançado ao som de músicas bem marcadas, um pouco mais lentas do que o Rock. Costuma-se utilizar música pop nacional e rock anos 60.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SEU COMENTÁRIO SERÁ ANALIZADO ANTES DA PUBLICAÇÃO